arrow_backVoltar

A Cheesy Love Story

ONG cutuca Doritos em filme

16.01.15

Inicialmente, parece um comercial de Doritos meio ao estilo surreal dos confeitos Skittles, mas na verdade trata-se de uma crítica às políticas adotadas pela PepsiCo, fabricante do snack, feita pela ONG de defesa global SumOfUs.

O filme "A Cheesy Love Story - The Ad Doritos Don't Want You to See" acusa o anunciante de devastar florestas tropicais para obter óleo de palma (o azeite de dendê).

Lançado no dia 13 de janeiro, o vídeo, que acumulou quase um milhão de visualizações no YouTube, foi programado para coincidir com o anúncio dos 10 finalistas do concurso "Crash the Super Bowl", promovido já há alguns anos pela marca Doritos e que avalia filmes criados por consumidores.

O vídeo da SumOfUs tem produção da Motion Picture Company, especializada na criação de vídeos para entidades não-governamentais.

Com a iniciativa, a ONG informa que quer fazer com que a PepsiCo mostre a origem e o tipo de óleo usado nas suas fábricas, para garantir que ele não vem do desmatamento de florestas e exige que a companhia adote uma política de comunicação transparente com o público.

"As florestas tropicais em todo o Sudeste da Ásia são destruídos todos os dias para dar lugar a enormes plantações de óleo de palma", declarou Kaytee Riek, diretor de campanhas da SumOfUs, em comunicado.

A PepsiCo acusou a ONG de mentir sobre as políticas de óleo de palma da empresa. O anunciante afirma, em comunicado, que “não é surpresa que a contínua descaracterização pela SumOfUs dos nossos compromissos relacionados com o óleo de palma seja falsa e contrarie a resposta positiva que nossas políticas receberam de organizações especializadas nessa área. A PepsiCo reafirma que está absolutamente comprometida com a meta de utilizar 100% do óleo de palma sustentável em 2015 e com desmatamento zero em nossas atividades e de nossos fornecedores. Esta última peça de relações públicas, com foco em ficção em lugar de fatos, não contribui para a promoção do diálogo ou promove mudanças positivas. Nós consideramos nossas políticas eficazes e continuaremos a apoiá-las".

Com AdAge.

Valéria Campos

A Cheesy Love Story

/