arrow_backVoltar

Anvisa

Cigarro com sabor sairá do mercado

13.03.12

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decidiu nesta terça-feira (13), em Brasília, que cigarros com sabor serão retirados do mercado brasileiro em 18 meses.


Depois de mais de um ano de debate sobre tema, a norma da Anvisa, aprovada em reunião pública da diretoria do órgão, proíbe o uso de aditivos que reduzem os aspectos desagradáveis da fumaça ou que alterem o aroma dos produtos derivados do tabaco comercializados no Brasil.


Além do cigarro, o veto alcança também fumo para cachimbo, charutos e cigarrilhas com sabor, mas os fabricantes destes produtos terão um prazo maior para tirá-los do mercado: 24 meses.


O uso de açúcar continuará permitido exclusivamente com a finalidade de recompor o que foi perdido naturalmente ao longo do processo de secagem das folhas de tabaco. O regulamento da Anvisa não afeta os produtos derivados do tabaco destinados à exportação.


A Anvisa também proibiu ainda que as embalagens tragam termos como: "baixos teores", "suave", "light", "soft", "leve", entre outros. Essas expressões eram proibidas apenas nas embalagens de cigarro desde 2001.


Leia anterior sobre assunto aqui.


Leia matéria da Veja na íntegra aqui.

Anvisa

/