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RioContentMarket 2015

Um balanço do evento que terminou na sexta

27.02.15

Terminou nesta sexta-feira, 27, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o RioContentMarket 2015, evento que chegou à sua quinta edição e reuniu, em seus quatro dias de duração – incluindo o warm up da terça-feira - mais de 3 mil delegados, vindos de diversos países do mundo, dentre eles Inglaterra, Itália, França, Canadá, Israel, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Espanha, Japão e África do Sul.

O evento apresentou, em seis salas com programação concomitante, entre 8h30 e 20h30, ideias, cases e modelos de negócios, relevantes para o desenvolvimento de parcerias e coproduções, por meio de palestras, debates, mesas de negociação, pitchings, aulas magnas, workshops, clínicas e keynotes. A curadoria foi assinada pela Esmeralda Produções, de Carla Esmeralda.

O encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI TV), entidade presidida por Marco Altberg. Os patrocinadores principais foram Prefeitura do Rio, RioFilme, BNDES, SPCine, Firjan, TV Brasil e Sebrae.

O homenageado do ano foi Maurício de Sousa (leia mais aqui).

Com foco na produção de conteúdo, o RioContent recebeu, em sua esmagadora maioria, profissionais de produção. Profissionais das agências de publicidade não foram vistos pelos corredores do Hotel Windsor, fato que, apostam os organizadores, deve aos poucos ser revertido em função da afinidade dos temas discutidos no evento com as atuais demandas dos anunciantes.

Houve apenas uma mesa com publicitários ("Afinal, o que querem as agências?") e você pode ler um pouco mais sobre ela clicando aqui.

Paulo Roberto Schmidt, da Academia de Filmes, mediou uma mesa chamada "Audiovisual News", com Paulo Lima, da Trip Editora, e Flavio Pestana, do Estadão. A discussão girou em torno do fato desses veículos, assim como outros como Folha de S.Paulo e The New York Times, estarem agora presentes no mercado audiovisual, por meio de canais ou programas próprios, e produzindo também conteúdo para marcas parceiras.

Eduardo Tibiriça, da BossaNovaFilms – empresa que manteve um grande stand no evento – considera esse encontro de produtores um dos mais importantes do mundo, se não o mais importante do segmento. “Temos aqui um pouco de tudo: grandes negociações, aprendizado, networking, conteúdo. É um evento completo, bem organizado, lotado e cresce a cada ano”, ele comentou.

Outros destaques da programação deste ano foram nomes como M. Night Shyamalan, diretor e roteirista de O Sexto Sentido (ele faltou na apresentação do dia 24 mas compareceu à do dia 25); Eduardo Tracanella, do Itaú;  Maria Angela de Jesus, da HBO; Boninho, Pedro Bial, Tony Ramos, Gloria Perez e Tiago Leifert, da Rede Globo; Jorge Furtado, da Globo mas também da gaúcha Casa de Cinema; Richard Ray Perez, do Sundance Institute; Kelly Merryman, do Youtube; Steve Ince, game designer; Mary Wilkinson, da BBC; Paula Nader, do Santander, e Cao Hamburger.

Houve mesas que debateram temas como "Afinal, o que querem as marcas", "O futuro do entretenimento", "O sucesso dos formatos israelenses"; "O futuro do conteúdo da culinária" e "A arte da direção".

Para quem não foi, vale pensar em programar um pit stop no evento, em 2016.

O Clubeonline esteve no RioContentMarket 2015 a convite da produtora carioca Cinerama, de Mario Nakamura.

RioContentMarket 2015

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